o fraco rendimento escolar
INSTITUTO
SUPERIOR POLITÉCNICO MARAVILHA DE BENGUELA
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO
DE PEDAGOGIA
O FRACO RENDIMENTO ESCOLAR
NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, DOS ALUNOS DA 4ª CLASSE, NA ESCOLA DO
ENSINO PRIMÁRIO BG Nº 9053 O MUNICÍPIO DO CHONGOROI.
Autor: Bela Dengue Correia
BENGUELA, 2017.
INSTITUTO
SUPERIOR POLITÉCNICO MARAVILHA DE BENGUELA
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO
DE PEDAGOGIA
O FRACO RENDIMENTO ESCOLAR
NA DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA, DOS ALUNOS DA 4ª CLASSE, NA ESCOLA DO
ENSINO PRIMÁRIO BG Nº 9053 O MUNICÍPIO DO CHONGOROI.
Autora: Bela Dengue
Correia
Orientadora: Marta Guevara,
Msc.
BENGUELA, 2017.
INDICE
DEFINIÇÃO DO
PROBLEMA CIENTIFICO……………………………………………………………………..…6
TAREFAS DE
INVESTIGAÇÃO………………………………………………………………………………………...6
INTRODUÇÃO
O fraco
aproveitamento escolar pode estar associado à subjectividade do docente na hora de corrigir os testes. Certas
disciplinas, principalmente
aquelas que pertencem às ciências sociais, podem dar origem a várias interpretações ou o professor deve saber analisar na correcção
para determinar se o estudante compreendeu ou não os conceitos.
Em todo o caso, os especialistas recomendam
que sejam adaptados os de estudo saudáveis (por exemplo, não estudar muitas horas seguidas
na véspera. especialmente à noite, do exame, optando antes por dividir o
tempo dedicado ao estudo) de modo a melhorar o rendimento escolar.
na véspera. especialmente à noite, do exame, optando antes por dividir o
tempo dedicado ao estudo) de modo a melhorar o rendimento escolar.
Segundo Paulo Freire (1999), O rendimento escolar (ou académico) refere-se à avaliação do conhecimento adquirido no âmbito escolar. São
considerados estudantes com bom rendimento escolar todos os alunos que
obtenham qualificações positivas nos exames que devem realizar ao longo do ano lectivo.
considerados estudantes com bom rendimento escolar todos os alunos que
obtenham qualificações positivas nos exames que devem realizar ao longo do ano lectivo.
Por outras palavras, o rendimento escolar é uma medida das capacidades do aluno, que
expressa o que este tem aprendido ao longo do
processo formativo. Também abarca a capacidade do aluno em responder aos estímulos educativos. Neste sentido, o rendimento escolar prende-se com a aptidão. Nicolai Yacollev (2008)
processo formativo. Também abarca a capacidade do aluno em responder aos estímulos educativos. Neste sentido, o rendimento escolar prende-se com a aptidão. Nicolai Yacollev (2008)
De acordo com Estrela (2001), outras questões estão directamente
relacionadas com o factor psicológico, como a pouca motivação, o desinteresse ou as distracções nas aulas, que dificultam a compreensão dos conhecimentos. Um dos factores que exerce mais influencia no fraco rendimento escolar devido a situação socioeconómica das famílias começam a trabalhar muito cedo, devido a falta de acompanhamento total dos pais ou encarregados de educação, promovendo assim as constantes reprovações dos alunos na mesma escola e na referida classe, tendo constatado também a falta de professores qualificados e não comprometidos com a profissão de professorado por outra falta de motivação por parte da criança, por muitas vezes sai de casa sem tomar o pequeno-almoço, dizendo que o pai e mãe saem de casa muito cedo, outros pelo facto de viverem com os avós, em muitos casos, muito além de lhes faltar vontade para estudar falta-lhes também valores morais e cívicos que muita vezes estes comportamentos são notórios dentro do estabelecimento escolar pondo em causa o andamento normal da escola, os mesmos desrespeitam não só a escola como a própria família que é o alicerce da sociedade humana, onde a criança aprende os princípios básicos da educação, desenvolver competências e vaiares que influem positivamente na formação dos valores. Esses só se desenvolvem se a criança tiver uma educação de base a partir da família e posteriormente na escola.
relacionadas com o factor psicológico, como a pouca motivação, o desinteresse ou as distracções nas aulas, que dificultam a compreensão dos conhecimentos. Um dos factores que exerce mais influencia no fraco rendimento escolar devido a situação socioeconómica das famílias começam a trabalhar muito cedo, devido a falta de acompanhamento total dos pais ou encarregados de educação, promovendo assim as constantes reprovações dos alunos na mesma escola e na referida classe, tendo constatado também a falta de professores qualificados e não comprometidos com a profissão de professorado por outra falta de motivação por parte da criança, por muitas vezes sai de casa sem tomar o pequeno-almoço, dizendo que o pai e mãe saem de casa muito cedo, outros pelo facto de viverem com os avós, em muitos casos, muito além de lhes faltar vontade para estudar falta-lhes também valores morais e cívicos que muita vezes estes comportamentos são notórios dentro do estabelecimento escolar pondo em causa o andamento normal da escola, os mesmos desrespeitam não só a escola como a própria família que é o alicerce da sociedade humana, onde a criança aprende os princípios básicos da educação, desenvolver competências e vaiares que influem positivamente na formação dos valores. Esses só se desenvolvem se a criança tiver uma educação de base a partir da família e posteriormente na escola.
JUSTIFICATIVA DO TEMA
São vários os
motivos ou factores que incidem sobre o rendimento escolar, desde a dificuldade
própria de alguns disciplinas (cadeira), até a grande quantidade de exames que
podem conscidir nas mesmas datas, passando pela ampla extensao de certos
programas educativos, são muito os motivos que podem levar um aluno a
apresentar fraco rendimento académico.
Outros motivos que
estão directamente ligados aos factores psicológicos, com pouca motivação,
desinteresses as aulas, distracções que dificultem a compreensão dos
conhecimentos leccionados pelo professor e acabam por afectar o rendimento
escolar nas horas das avaliações.
O fraco
aproveitamento prende-se por outro lado
a disciplina de língua portuguesa, os alunos apresentam inúmeras
dificuldades sobre tudo na identificação de algumas letras para ler e escrever
em suma aprende-se quanto se tem motivação, para construirmos conhecimentos,
hábitos, atitudes e capacidade em exercer as tarefas.
Outros motivos que
estão directamente ligados aos factores psicológicos, com pouca motivação,
desinteresses as aulas, distracções que dificultam a compreensão dos
conhecimentos leccionados pelo professor e acabam por afectar o rendimento
escolar nas horas das avaliações.
DEFINIÇÃO DO PROBLEMA
Como melhorar o fraco rendimento
escolar na disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª classe, na escola
do ensino primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi?
OBJECTO DE
INVESTIGAÇÃO
O fraco aproveitamento no processo de
ensino-aprendizagem dos alunos da 4ª classe, na Escola em referência.
CAMPO DE ACÇÃO
O campo de acção da presente investigação
recai no processo de ensino-aprendizagem.
OBJECTIVOS DA INVESTIGAÇÃO
Geral
Compreender os factores que estão na base do
fraco rendimento escolar na disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª
classe, na escola do ensino primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi.
Específicos
Identificar os factores que estão na base do
fraco rendimento escolar na disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª
classe, na escola do ensino primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi.
Determinar a influência que exercem os
professores para melhorar o fraco rendimento escolar na disciplina de
língua portuguesa, dos alunos da 4ª classe, na escola do ensino primário BG nº
9053 no Município do Chongoroi.
Explicar o impacto dos pais e encarregados de
educação no melhoramento do do fraco rendimento escolar na disciplina
de língua portuguesa, dos alunos da 4ª classe, na escola do ensino primário BG
nº 9053 no Município do Chongoroi.
PERGUNTAS CIENTÍFICAS
1- factores estão na
base do
fraco rendimento escolar na disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª
classe, na escola do ensino primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi?
2- Que influência exercem os professores no melhoramento
do fraco rendimento escolar
na disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª classe, na escola do
ensino primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi?
3- Qual é o impacto dos pais e encarregado de educação no
melhoramento do fraco rendimento escolar na disciplina de língua
portuguesa, dos alunos da 4ª classe, na escola do ensino primário BG nº 9053 no
Município do Chongoroi?
Variável independente:
o
fraco rendimento escolar na disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª
classe, na escola do ensino primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi.
Variável dependente:
propor metodologias adequadas de maneira a banir o fraco rendimento escolar na
disciplina de língua portuguesa, dos alunos da 4ª classe, na escola do ensino
primário BG nº 9053 no Município do Chongoroi.
METODOLOGIA
Para este trabalho optou-se por um tipo
de investigação descritiva com a modalidade mista que segundo Vianna (2001), consiste em
procurar determinar a natureza e o grau de condições existentes entre os fenómenos. Tem como o único propósito descrever condições
existentes.
• Métodos Teóricos
Histórico lógico: Para Andrade (2003:54) este método consiste em
investigar os acontecimentos, processos e instituições do passado para
verificar a sua influência na sociedade de hoje.
investigar os acontecimentos, processos e instituições do passado para
verificar a sua influência na sociedade de hoje.
Analítico Sintético: para Marconi e Lakatos (2000:36) a análise ou
explicação é a tentativa de evidenciar as relações existentes entre os
fenómenos estudados e outros factores. Essas relações existentes podem ser
estabelecidas em função de suas propriedades relacionais de causa efeito.
explicação é a tentativa de evidenciar as relações existentes entre os
fenómenos estudados e outros factores. Essas relações existentes podem ser
estabelecidas em função de suas propriedades relacionais de causa efeito.
Indutivo dedutivo: para
Andrade (2002:47) a indução é o caminho
inverso da dedução, isto é, a cadeia de raciocínio que se estabelece a conexão
ascendente do particular ao geral. Neste caso, as constatações particulares
são as que levam as teorias e leis gerais. A mesma autora, define a dedução
como caminho das consequências, uma cadeia de raciocínio e conexão, isto é,
do geral para o particular.
inverso da dedução, isto é, a cadeia de raciocínio que se estabelece a conexão
ascendente do particular ao geral. Neste caso, as constatações particulares
são as que levam as teorias e leis gerais. A mesma autora, define a dedução
como caminho das consequências, uma cadeia de raciocínio e conexão, isto é,
do geral para o particular.
Métodos
empíricos
Matemático Estatístico: Permite analisar estatisticamente os dados
recolhidos que se baseiam na definição de valores percentuais
e a sua
representação em tabelas e gráficos.
representação em tabelas e gráficos.
Observação: é uma técnica de colecta de dados que permite a obter
informações e provas a respeito do que se deseja estudar, Marconi e Lakatos
(2002;88). Permite constatar a relação que se estabelece entre aluno - aluno,
professor - aluno durante as actividades escolar.
informações e provas a respeito do que se deseja estudar, Marconi e Lakatos
(2002;88). Permite constatar a relação que se estabelece entre aluno - aluno,
professor - aluno durante as actividades escolar.
Entrevista: segundo Rodrigues (2006:93) é a técnica
utilizada pelo
pesquisador para obter informações a partir de uma conversa orientada com o
entrevistado e deve atender a um objectivo pretendido. É um instrumento
fundamental no trabalho de investigação científica, pedagógica e psicológica. É
preciso ressaltar que o entrevistador não se deve influenciar pela aparência do
entrevistado por causa do trabalho grupal. Este método permite ouvir a opinião
dos membros da escola acerca de trabalho em grupo.
pesquisador para obter informações a partir de uma conversa orientada com o
entrevistado e deve atender a um objectivo pretendido. É um instrumento
fundamental no trabalho de investigação científica, pedagógica e psicológica. É
preciso ressaltar que o entrevistador não se deve influenciar pela aparência do
entrevistado por causa do trabalho grupal. Este método permite ouvir a opinião
dos membros da escola acerca de trabalho em grupo.
Técnicas de pesquisa
Inquérito por Questionário: segundo Andrade e Lakatos (2002:33), o
inquérito é um conjunto de actos e diligências destinados a apurar alguma
coisa. É um processo em que se tenta descobrir alguma coisa de forma sistemática. Este método permitirá colher informações aos professores alunos
e a direcção da referida escola.
inquérito é um conjunto de actos e diligências destinados a apurar alguma
coisa. É um processo em que se tenta descobrir alguma coisa de forma sistemática. Este método permitirá colher informações aos professores alunos
e a direcção da referida escola.
Pesquisa Bibliográfica: para Marconi e Lakatos (2002:47)
também
conhecida por análise de documentos, visa a busca de informações
bibliográficas, permitindo assim navegar nos pensamentos dos mais variados
autores a fim de obter informações relacionadas com o tema em investigação
para que a forma lógica e crítica, se faça então críticas e comparações do
problema em estudo.
conhecida por análise de documentos, visa a busca de informações
bibliográficas, permitindo assim navegar nos pensamentos dos mais variados
autores a fim de obter informações relacionadas com o tema em investigação
para que a forma lógica e crítica, se faça então críticas e comparações do
problema em estudo.
POPULAÇÃO
A presente investigação contou
com uma população de 1635 alunos da 4ª classe, sendo 858 do sexo feminino e 777
do sexo masculino e 28 professores.
AMOSTRA
A partir desta população, utilizando
procedimentos estatísticos seleccionar-se-á uma amostra constituída por 20%
perfazendo assim um total de 36 alunos e 100% correspondente a 4 professores da
4ª classe.
ESTRUTURA DO TRABALHO
Estruturalmente o trabalho
está dividido em três capítulos que estão antecedidos por uma introdução, nela,
nos propusemos efectuar, uma reflexão geral sobre a problemática de estudo, a
definição dos objectivos gerais e específicos, perguntas, propósito e
fundamentação do tema e as metodologias pela qual nos baseamos para a
elaboração do trabalho.
No primeiro capítulo :
apresentam-se algumas definições e conceitos de alguns autores que abordam
aspectos que permitirão uma melhor contextualização do tema em estudo, o fraco
aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem dos alunos da 4ª classe, na
Escola Primária BG 1040 no Município de Benguela.
No segundo capitulo
fizemos abordagem dos métodos que poderão conduzir a nossa investigação,
No terceiro capítulo
apresentaremos especificamente a análise descritiva e interpretação de dados
elaborados por intermédio de inquéritos, feitos ao Subdirector Pedagógico, aos
professores e alunos, apreciação bibliográfica, por fim, as considerações
finais, recomendações, bibliografia e anexos.
PROPOSTA ORÇAMENTAL
Nº
|
Designação
|
Quantidade
|
Custo
unitário
|
Total
custo Kz
|
01
|
Papel
|
01 Resma
|
1200.00 Kz
|
1200,00
|
02
|
Tinta da impressora
|
06
|
2.900 Kz
|
17.400,00
|
03
|
Disco
|
01
|
120.00 Kz
|
120,00
|
04
|
Fotocopia
|
Diversos
|
15.000.00 Kz
|
15.000,00
|
05
|
Encardenação
|
10
|
250.00 Kz
|
2500.00
|
06
|
Transporte combustível
|
70 Litros
|
160.00 Kz
|
11.200,00
|
07
|
Despesas correntes
|
-------------------
|
---------------
|
15.000,00
|
08
|
Total custo
|
-------------------
|
------------------
|
62.420,00
|
CRONOGRAMA DE
ACTIVIDADES PARA A INVESTIGAÇÃO
Nº
|
Actividades
|
Período
|
01
|
Elaboração
e apresentação do projecto do trabalho do fim do curso
|
Abril
2017
|
02
|
Revisão bibliográfica
para elaboração dos fundamentos teóricos e precisão dos conceitos
|
Maio 2017
|
03
|
Caracterização
da população e selecção amostra
|
Junho
2017
|
04
|
Elaboração
das técnicas para a recolha da informação análise das
Técnicas
para a recolha da informação
|
Julho
2017
|
05
|
Recolha
de dados
|
Agosto
2017
|
06
|
Análise
e interpretação dos dados
|
Setembro
2017
|
07
|
Elaboração
do relatório do trabalho
|
Outubro
2017
|
08
|
Revisão
e crítica do trabalho
|
Novembro
2017
|
09
|
Impressão
e apresentação da monografia
|
Dezembro
2017
|
PROPOSTA
BIBLIOGRÁFICA
Martins,
A. (1991). A Problemática do Insucesso Escolar. Aveiro: Universidade de Aveiro.
Benavente,
A. (1990). Insucesso escolar no contexto português: abordagens, concepções e
políticas. Lisboa: Universidade de Lisboa.
Fernandes,
E. (1990). O aluno e o professor na escola moderna. Aveiro: Estante.
Gall,
A. Le (1993). O insucesso escolar. (2. ª ed.). Lisboa: Estampa
http://www.programaescolhas.pt/projectos.
? Os números da Justiça 2009: Principais
Indicadores das Estatísticas da Justiça,
Disponível
em: http://www.dgpj.mj.pt/sections/noticias/os-numeros-dajustica/
DownloadFile/attachedFile_f0/Os_numeros_da_Justica_2009.pdf?nocache=1293710092.41.
? Relatório Anual de 2009 – A Situação
do País em matéria de Drogas e Toxicodependência,
http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/2F77C4C5-859D-4DBB-9BB5-
7C45A2843E21/0/RA_2009.pdf.
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